Professor Miguel Ramalho é recordado como um dos mais dinâmicos presidentes da APG

O professor Miguel Ramalho, que faleceu esta segunda-feira, será recordado não só pelo seu notável trabalho enquanto geólogo e divulgador de ciência, mas também por ter sido um dos presidentes mais dinâmicos da APG, num período em que a Associação lutava para se manter, crescer e implantar-se.

Foi Presidente da APG entre 1985 e 1986 e Presidente da Assembleia Geral entre 1987 e 1988 e era, desde 1975, diretor do Museu Geológico do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

É nas instalações do Museu que está situada a sede administrativa da APG. A cedência do espaço deveu-se em grande parte à recetividade dos já extintos Serviços Geológicos (que geriam o Museu) para apoiar as atividades da APG, ainda no tempo em que o diretor dos SG era Delfim de Carvalho. Apoio esse que se consolidou quando Miguel Ramalho assumiu a direção dos SG.

Em declarações à Lusa, a irmã do geólogo, Margarida Ramalho, coordenadora científica do Museu de Vilar Formoso, realça “o empenhado esforço” de Miguel Ramalho na defesa do Museu Geológico. Em Janeiro de 2016, também numa entrevista à Lusa, Miguel Ramalho lamentou que a instituição estivesse “esquecida dos poderes públicos, que até a quiseram fazer desaparecer”.

O Museu Geológico inclui um espólio valiosíssimo nas áreas da paleontologia, estratigrafia, cartografia, arqueologia e mineralogia, sendo um espaço especialmente dedicado à Ciência e à sua divulgação, tão bem promovidas pelo Professor Miguel Ramalho.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: