Inovstone 4.0 torna a pedra natural portuguesa mais moderna e competitiva

Até dia 8 de fevereiro, pode visitar, neste link, a Feira Inovstone 4.0 e ficar a conhecer os resultados do projeto Inovstone 4.0. Entre 2017 e 2020, a iniciativa procurou reforçar a competitividade do setor das rochas ornamentais (RO) portuguesas no contexto da Indústria 4.0, através do desenvolvimento de software e tecnologias avançadas.

Foram criadas 19 soluções inovadoras para a indústria da pedra natural, que estão a ser utilizadas em 57 países. O Inovstone 4.0 vem dar continuidade aos projetos Jetstone (2002-2006) e Inovstone (2009-2013), também focados no progresso tecnológico e na melhoria da eficiência, da produtividade e segurança do setor das RO portuguesas, cujas exportações cresceram 15% em 2019.

Um dos objetivos do Inovstone 4.0 é tornar a pedra natural portuguesa mais conhecida. Nesse sentido, está a ser desenvolvida uma plataforma mundial que reunirá as empresas do setor das RO, onde clientes internacionais da construção civil e arquitetura, ou mesmo o cidadão comum, poderão encontrar produtos à base de pedra portuguesa, acompanhados por uma descrição com as suas características físicas e químicas.

O Inovstone 4.0 é um projeto mobilizador do Plano de Ação do Cluster dos Recursos Minerais (CRM). No total, estiveram envolvidas 24 entidades, quer do mundo empresarial, quer do sistema científico e tecnológico. Seis empresas de desenvolvimento de equipamentos; 11 empresas líderes do setor da pedra; e sete instituições de investigação.

Entretanto, avizinha-se uma nova iniciativa, o Inovmineral 4.0, lançada pelo CRM e já aprovada pela Agência Nacional de Inovação. É uma extensão do InovStone 4.0 e cobre toda a cadeira de valor dos Recursos Minerais, incluindo as questões da Economia Circular e da Digitalização de Processos Colaborativos.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: