XL CAP – Curso de Atualização de Professores em Geociências “Por Terras do Jurássico”

Os Cursos de Atualização de Professores (CAP) em Geociências organizados pela Associação Portuguesa de Geólogos têm uma já longa tradição na área formativa para docentes do Ensino Básico e Secundário, que atuam na área das Ciências Naturais.

Nos dois últimos anos, os CAP tiveram lugar em Geoparques do Centro-Norte do país, (Aspiring Geoparque Estrela em 2018, Geoparque Arouca em 2019), permitindo partilhar o conhecimento e a experiência locais acerca da geologia da região, e ao mesmo tempo evidenciar e usufruir o potencial educativo dos geoparques junto dos docentes.

As 39 edições ininterruptas e extraordinariamente participativas são a prova do sucesso desta formação, que em 2020 celebrará a sua 40ª edição no “Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico” (AGO-TJ), situado na Região Oeste, a meio caminho entre Lisboa e a Nazaré. O AGO-TJ localiza-se numa região de excelência do ponto de vista da Geologia, em particular nos domínios da Paleontologia, Geologia Sedimentar e Geomorfologia. Neste XL CAP – Curso de Atualização de Professores em Geociências, intitulado “Por Terras do Jurássico”, pretende-se dar a conhecer a geodiversidade da Região Oeste, numa clara relação com a biodiversidade e com a cultura. Pretende-se, ainda, abordar o potencial educativo e geoturístico do AGO-TJ.

Considerando a constante evolução do conhecimento científico e a necessidade de encontrar novas metodologias, ferramentas e temas exploratórios para a prática letiva, é crucial que os docentes se mantenham atualizados no sentido de potenciarem a aprendizagem dos seus alunos. Pretende-se, assim, promover a atualização de saberes científicos, bem como proporcionar uma aprendizagem de práticas passíveis de serem reproduzidas junto dos alunos. Os conteúdos a abordar são multidisciplinares e transversais aos diversos graus de ensino.

O XL CAP irá decorrer em duas etapas distintas e complementares. A primeira, a ter lugar nos dias 5 e 12 de setembro de 2020, desenrolar-se-á num quadro de contingência ainda com algumas regras restritivas, através de videoconferência, maximizando a “proximidade” e o “contacto” com os lugares geológicos e as temáticas abordadas, através do recurso a pequenas reportagens filmadas em diversos locais da região. A segunda etapa, expectavelmente já num quadro de menor restrição, terá lugar de 9 a 11 de abril de 2021, de modo presencial e com uma componente quase exclusivamente de campo.

Este curso de formação é organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos com a colaboração do Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico.

O curso de formação encontra-se em processo de acreditação pelo CCPFC para os grupos de recrutamento 230, 420 e 520.

Os dois Webinars, que terão lugar nos dias 5 e 12 de setembro de 2020, através da plataforma Zoom, constituem Ações de Formação de Curta Duração para pessoal docente. Os docentes dos grupos de recrutamento 100 (Educação Pré-escolar), 110 (1º Ciclo do Ensino Básico), 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 420 (Geografia) e 520 (Biologia e Geologia) podem solicitar diretamente à APG o respetivo certificado para efeitos de progressão na carreira.

As inscrições já se encontram abertas. Aceda ao respetivo formulário aqui: https://xlcap.wordpress.com/inscricao/.

Para mais informações consulte o Website do evento: https://xlcap.wordpress.com/.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: