International Congress: Geoethics & Groundwater Management: Theory and Practice for a Sustainable Development – NOVA DATA

O congresso «Geoethics & Groundwater Management: theory and practice for a sustainable development» – GEOETH&GWM’20 («Geoética e Gestão de Águas Subterrâneas: teoria e prática para um desenvolvimento sustentável, que se realizará de 18 e 22 de maio de 2020, resultou da convergência protocolada em 2017 num acordo de cooperação de objetivos e ações entre a IAH – International Association of Hydrogeologists (iah.org) e a IAPG – International Association for Promoting Geoethics (geoethics.org). O protocolo foi motivado pela reflexão e ação iniciada anteriormente no AIH-GP -Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos, razão pela qual esta associação científica nacional recebeu das duas associações internacionais a incumbência de organizar este primeiro congresso internacional sobre Geoética e Gestão de Águas Subterrâneas.

No congresso pretende-se que seja introduzido e amplamente divulgado à comunidade científica e técnica o conceito inédito de Hidrogeoética cunhado por António Chambel e Manuel Abrunhosa em 2017 e que é proposto como a pedra angular de uma nova área científica transdisciplinar entre as geociências, as engenharias e as humanidades. Para o efeito, o congresso convoca  profissionais, académicos, educadores e estudantes que apresentarão trabalhos orientados para as multifacetadas relações entre geoética e águas subterrâneas.

O congresso recebeu o apoio de associações profissionais e científicas, entre as quais a APG – Associação Portuguesa de Geólogos, e instituições públicas portuguesas, algumas estrangeiras, com significativa relação com águas subterrâneas. A Comissão de Honra inclui os representantes destas numerosas entidades que honram o congresso com o seu apoio.

A Comissão Científica, vasta e com membros de todo o mundo, reflete a grande adesão aos objetivos do congresso e o interesse no seu envolvimento nas tarefas científicas.

A Comissão Organizadora conta com representantes do AIH-GP, com os líderes da IAH e da IAPG, membros do ISEP como entidade apoiante principal e concessora de recursos físicos e humanos locais, para além de representantes do Grupo Espanhol do IAH ao abrigo da colaboração de muitos anos em ações de interesse ibérico, e ainda membros das equipes coordenadoras das ações paralelas. Uma dinâmica Comissão Organizadora local, centrada no LABCARGA do ISEP, constitui um qualificado e essencial apoio às múltiplas tarefas organizativas decididas e coordenadas pela Presidência.

A receção de resumos alargados abriu em julho de 2019 (até 15 de novembro de 2019) no site do congresso, sendo submetidos a revisão científica por membros da Comissão Científica. Os resumos aceites serão publicados em 2020 num “Volume of Proceedings” numa  prestigiada série indexada da editora científica Springer. As comunicações keynote e as orais ou poster mais relevantes serão convidadas a ser convertidas em artigos para publicação em revistas científicas credenciadas ou em monografias temáticas na sequência do congresso.

MAIS INFO [+]

Website do evento: https://geoeth-gwm2019.wixsite.com/porto

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: