Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região de Lisboa”

De 06 a 08 de abril decorreu o Seminário intitulado “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região de Lisboa” que foi organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos em colaboração com os Municípios de Alenquer e de Torres Vedras, no âmbito da “Cidade Europeia do Vinho – 2018”, e o Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

O programa do Seminário compreendeu a Sessão de Boas Vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alenquer, conferências, integradas nos painéis “Geologia e Viticultura” e “Enologia, Geoturismo e Enoturismo” que decorreram no Auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, e visitas a adegas, quintas e sítios de interesse geológico, paisagístico e vinhateiro.

O Seminário pretendeu expor as interações entre a geologia, a vinha e o vinho, para além de apresentar novas abordagens relativas ao Geoturismo e Enoturismo na região de Lisboa, particularizando o território que abrange os concelhos de Alenquer e de Torres Vedras, que correspondem a duas regiões vinícolas de Denominação de Origem.

Dos trabalhos apresentados pelos conferencistas e das rotas Geo-enoturísticas efetuadas, bem como das distintas abordagens relativas aos conteúdos temáticos focados, foi mais uma vez demonstrada a importância da geologia para a viticultura e enologia e a relevância da integração do património geológico em roteiros enoturísticos. De facto, para o desenvolvimento económico sustentado do sector vitivinícola e enológico é importante criar uma imagem de um “macroterroir” para a região demarcada de Lisboa, atendendo às suas características geológicas e climáticas singulares, e elaborar Cartas de “Terroir” a diferentes escalas. Relativamente à promoção, valorização e divulgação do património geológico, paisagístico, vitivinícola, enológico e cultural, numa perspetiva de desenvolvimento ambiental e económico sustentável, urge a necessidade de implementar itinerários Geo-enoturísticos em rede, a escalas distintas, e os seus respetivos guias interpretativos quer nas regiões municipais e intermunicipais quer em quintas vitivinícolas.

A APG deseja agradecer a todos os participantes, que nos acompanharam em mais uma edição deste Seminário que alia a Geologia à Viticultura e Enologia, aos oradores pela sua notável contribuição e às entidades apoiantes, pela sua inestimável colaboração. Todos permitiram que este evento fosse realizado com sucesso.

O álbum com uma seleção de fotografias tiradas durante o Seminário está disponível aqui.

MAIS INFO [+]

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: