Conferência Conjunta dos Projetos UNEXMIN, iVAMOS! e RTM – Dia 1

Decorre de 29 de janeiro a 01 de fevereiro, em Bled, na Eslovénia, a Conferência Conjunta dos Projetos UNEXMIN, iVAMOS! e RTM. Esta Conferência, intitulada “Use of robotics and automation for mineral prospecting and extraction”, é organizada pelos Serviços Geológicos da Eslovénia com as contribuições do Centro de Gestão do Património da Mina de Mercúrio de Idrija e do Centro de Investigação de La Palma. Os parceiros dos projetos UNEXMIN, iVAMOS! e RTM são co-organizadores desta Conferência.

O primeiro dia de trabalhos incluiu uma visita à antiga mina de mercúrio situada em Idrija, atualmente classificada como Património Mundial da UNESCO. A descoberta deste jazigo mineral remonta ao ano de 1490, tendo este recurso sido explorado durante cerca de 500 anos.

O mercúrio na mina de Idrija, a segunda maior do mundo no que diz respeito a este metal, apresenta-se sob duas formas: como mercúrio nativo (Hg) e na forma de cinábrio (HgS), que tipicamente apresenta cor vermelha. Este jazigo mineral formou-se há cerca de 230 milhões de anos num período de intensa atividade tectónica. A presença de mercúrio nestes estratos advém da circulação de fluidos enriquecidos neste metal que ascenderam do manto através de falhas geológicas.

Saiba mais sobre este jazigo mineral e sobre a mina de Idrija aqui.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: