Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais

apg_dgegA Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais tem como principal objectivo congregar, numa única plataforma colaborativa, empresas que desenvolvem em Portugal actividades relacionadas com a prospecção e exploração de recursos minerais, associações empresariais, universidades portuguesas, laboratórios do Sistema Científico Nacional e organismos do Estado com competência na gestão dos recursos minerais, na protecção do ambiente, no ordenamento do território, na inovação e nos negócios estrangeiros.

Esta Parceria é uma iniciativa aberta, que tem como objetivo central o reforço da cooperação entre entidades com funções e missões distintas, através da identificação de problemas e dificuldades comuns, o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada e a partilha de soluções e boas práticas. Este objetivo enquadra-se de forma completa no objetivo central da política científica Europeia para o “Horizonte 2020”, nos programas comunitários que visam garantir o abastecimento de matérias-primas minerais para a UE e na Estratégia Nacional para os Recursos Geológicos – Recursos Minerais aprovada pelo Governo Português em Agosto de 2012.
A Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais será gerida conjuntamente pela Direção Geral de Energia e Geologia e pela APG e deverá contribuir de forma proativa para a valorização e exploração racional dos recursos minerais nacionais e para o reforço da competitividade das empresas da fileira extrativa presentes em Portugal. A Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais conta já com a colaboração da Federação Europeia de Geólogos para a disseminação dos resultados dos projetos de investigação aplicada (relacionados com os recursos minerais) que vierem a ser desenvolvidos em Portugal.
Esta iniciativa foi apresentada nas 2as Jornadas APG “Geologia e Recursos Portugueses: Presente e Futuro” que decorreram no Porto. O projeto foi bem acolhido pelos presentes tendo ficado decidida a realização, em Janeiro, de uma reunião aberta a todas as empresas, associações empresariais, universidades, entidades do Sistema Científico Nacional e organismos do Estado com o objetivo de definir o modelo governativo e a agenda da Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais. A data e local desta reunião serão oportunamente divulgados.

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: