Atribuição do Título Profissional de Eurogeólogo (EurGeol)

O título profissional de Eurogeólogo (EuroGeol) comprova o nível académico e de experiência profissional de quem o possui. A posse deste título significa também que o seu detentor recebe formação contínua e que possui competências profissionais actualizadas.

Porque necessitamos um título profissional?

Os títulos profissionais são indispensáveis para demonstrar a competência de um profissional para executar serviços em determinada área da geologia. O título profissional é portanto uma marca que atesta perante clientes, reguladores e público em geral que determinado indivíduo é competente para executar trabalhos numa dada área do conhecimento.

Para nos adaptarmos aos desafios do presente e do futuro no contexto geo-político da União Europeia é necessário que cada um de nós ateste o seu nível de competências e capacidades profissionais.

A directiva da União Europeia sobre o Reconhecimento das Qualificações Profissionais incorpora uma Plataforma Comum, sendo o título de EurGeol aceite pela Comissão Europeia como título profissional que valida a competência dos profissionais da área da geologia.

A Plataforma Comum irá intervir na prática e mobilidade profissional já nos próximos anos. Se já formos EurGeol iremos ter benefícios nesta nova conjuntura. A consolidação do título de EurGeol serve a promoção do nível de excelência da profissão, e é um factor de valorização das carreiras e salários das futuras gerações de geólogos.

Quem emite o título profissional?

O título de Geólogo Europeu (EurGeol) é atribuido pela Federação Europeia de Geólogos (FEG). A Federação representa os profissionais que trabalham na área da Geologia na Europa e tem actualmente como membros 19 associações/ordens de estados membros da UE. Actualmente existem mais de 900 EuroGeol com o título atribuído e validado.

Os processos de candidatura ao título em Portugal são recebidos pela APG e encaminhados para a Comissão Nacional de Acreditação (composta por EurGeol e geólogos especialistas portugueses). Deois de validados os processos são reencaminhados para o International License Body da FEG, sediado em Bruxelas. As candidaturas recomendadas pela Comissão Nacional de Acreditação são ratificadas em conselho europeu e após atribuição do título a informação sobre o EurGeol é disponibilizada no website da FEG.

Onde é que o título de EurGeol é reconhecido?

O título de EurGeol foi criado pela FEG e reconhece a capacidade e alta qualidade de serviços na prática da Geologia do seu detentor. O treino, a experiência e todo o historial que suporta o EurGeol tem de estar harmonizada e coerente; isto significa que o título é reconhecido em todos os países Europeus tendo uma função de “passaporte profissional”, promovendo a livre circulação de profissionais dentro do espaço europeu. O título de EurGeol é reconhecido pelo American Institute of Professional Geologists (AIPG) e pelo Canadian Council of Professional Geologists (CCPG).

Os EurGeol são ainda reconhecidos pela autoridades de mineral reporting da Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido, estando habilitados para validar estimativas de recursos e reservas minerais dentro da sua área de especialidade e para avaliar companhias mineiras cotadas em Bolsa.

O que é necessário para ser EurGeol?

Um candidato a EurGeol tem de demonstrar os seguintes requisitos:

  • Capacidade para compreender as complexidades da Geologia e dos seus processos no espaço e no tempo e relacionados com a sua especialidade;
  • Capacidade para utilizar a informação geocientífica para gerar modelos geológicos;
  • Capacidade para comunicar claramente tanto ao nível da escrita como ao nível oral;
  • Compreender as necessidades e significado da profissão;
  • Conhecer as exigências de Saúde e Segurança, assim como como outras obrigações regulamentadas na sua área de trabalho;
  • Conhecer e compreender o código de conduta;
  • Dar continuidade ao Processo de Desenvolvimento Profissional após validação do título.

 Recomendações:

Public consultation on Professional Qualifications Directive (Directive 2005/36/EC): European Federation of Geologists response to the Consultation , 14thMarch 2011.

MAIS INFO [+]

MAIS INFO [+]

Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: